As Unidades de Apoio Especializado constituem-se valências do Centro de Apoio à Aprendizagem que funcionam em dois estabelecimentos do Agrupamento.
Na EB de Stº António funciona uma Unidade de Ensino Estruturado e na EB da Cruz de Pau, a escola sede, funciona uma Unidade de Ensino Estruturado e uma de Autonomia Pessoal e Social. Com esta resposta educativa/inclusiva pretende-se assegurar ambientes estruturados e significativos para alunos com multideficiência e alunos do espectro do autismo.
São salas de apoios multifuncionais com o objetivo de apoiar a organização e a oferta de atendimento educacional especializado, pela prestação de serviços complementares e suplementares ao trabalho desenvolvido em sala de aula ou noutros contextos educativos, possibilitando condições de melhor acesso à participação e aprendizagem

24/25- UNIDADE DE ENSINO ESTRUTURADO (UEE)

D DE DIFERENÇA!

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente a 3 de dezembro.
O seu objetivo é promover os direitos e bem estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios da mesma.
Este ano a Unidade de Ensino Estruturado levou a cabo a dinamização de uma atividade intitulada “D de Diferença” que teve como principal objetivo celebrar a diferença promovendo a sensibilização sobre questões de deficiência e chamando a atenção para os benefícios de uma sociedade inclusiva e acessível para todos, porque afinal “normal é ser desigual”.
Professoras Teresa Ferreira e Cláudia Janela

CORAÇÕES QUE INSPIRAM

No âmbito da celebração do Dia da Gentileza, a 13 de Novembro, foi desenvolvida uma atividade, promovida pela UEE, no sentido de promover e celebrar a cultura da gentileza na escola, incentivando alunos e funcionários, a identificarem e reconhecerem gestos bondosos e atitudes positivas na sua comunidade
escolar.
Pretendeu-se fundamentalmente, estimular o desenvolvimento de valores como empatia, solidariedade e respeito, encorajar o reconhecimento de boas ações e a prática de elogios e gratidão, criar um ambiente escolar onde gestos de gentileza são valorizados e incentivados, celebrar a importância da gentileza para o bem-estar e a convivência harmoniosa.

Professoras Teresa Ferreira e Cláudia Janela

Clique para ver o vídeo da atividade

PROJETO "ALÉM DA COZINHA"

Clica para acederes a estas receitas maravilhosas

Com este projeto pretende-se dar uma resposta favorável a cada aluno que nele participa. Tendo em conta as singularidades e potencialidades, de cada aluno, propomo-nos a trabalhar várias áreas, a estimular a criatividade e as habilidades de cada um.

O objetivo principal é proporcionar, de forma lúdica, a aprendizagem de novas competências para o desenvolvimento da autonomia, da socialização e do propósito para a vida prática.

A cozinha para além de uma atividade alimentar é muito dinâmica e (a cima de tudo) sensorial, questões importantes para este tipo de alunos.

Vamos para “além da cozinha” pois com este projeto é possível estimular a leitura e interpretação através dos rótulos e instruções, por exemplo, cooperando para o crescimento do vocabulário. Com a cozinha entramos, não só no domínio do português, como na matemática, ciências entre muitos outros domínios.

Objetivos:

  • Desenvolver a autonomia dando aos alunos independência para executar tarefas e podendo aperfeiçoar os cinco sentidos que serão utilizados ao longo da vida;
  • Potenciar estímulos sensoriais expondo os alunos a diferentes texturas, cheiros…
  • Trabalhar a origem dos alimentos, explorando e inserindo novos alimentos e alimentos saudáveis trabalhando uma alimentação mais equilibrada e nutritiva;
  • Trabalhar na gestão da seletividade alimentar própria de alguns destes alunos proporcionando a aproximação aos alimentos de forma lúdica e diferente possibilitando a curiosidade de experimentar;
  • Proporcionar mais um momento de socialização, sendo um momento prazeroso, o aluno tem a oportunidade de trabalhar as suas habilidades sociais, interagir mais e melhor com os outros e exercitar a comunicação.

 

Professoras Teresa Ferreira e Cláudia Janela

PROJETO "SINTO LOGO ENTENDO"

“Sinto logo Entendo” é mais um dos projetos a acontecer durante este ano letivo na Unidade de Ensino Estruturado da Escola Básica da Cruz de Pau.
Aproveitando o Dia Mundial do Cinema que se comemora a 5 de novembro, demos início ao projeto com o visionamento do filme Divertidamente 2 “no nosso cinema”, com direito a cartaz, bilhetes e pipocas.
Foi um momento muito agradável para os nossos alunos.
Desta forma, entrámos no mundo tão importante quanto maravilhoso e até desconhecido e difícil para jovens com as características dos alunos que apoiamos na UEE.

Objetivos:

  • Desenvolver competências sociais e emocionais nos alunos;
  • Conhecer as emoções básicas;
  • Distinguir emoções;
  • Promover estratégias para lidar com as emoções primárias.

 

Professoras Teresa Ferreira e Cláudia Janela

24/25- AUTONOMIA PESSOAL E SOCIAL (APS)

Painel do outono  

Muitas foram as cores, texturas, cheiros e técnicas exploradas pelos alunos da sala de Autonomia Pessoal e Social (APS) para elaboração do painel alusivo ao outono.

Professora Susana Eira

23/24- UNIDADE DE ENSINO ESTRUTURADO (UEE)

Foram inúmeros os projetos levados a cabo, todos cumpridos com entusiasmo, propiciando gratificantes experiências pedagógicas aos nossos alunos.

Clique na imagem em cima para visualizar um vídeo sobre o trabalho levado a cabo na UEE

23/24- AUTONOMIA PESSOAL E SOCIAL (APS)

Ao longo do ano, os alunos que frequentam a Valência Especializada- UPS produziram alguns produtos que foram disponibilizados no dia da festa do Agrupamento.

Sou o RELVINHAS. Se me regarem, o meu cabelo crescerá.
Olha a bela SARDINHA PORTUGUESA
Nós somos as ANDORINHAS da PRIMAVERA
Esta foi uma das minhas atividades favoritas

No dia 28 de maio de 2024, os alunos que frequentam a Valência Especializada- Autonomia Pessoal e Social deslocaram- se ao Jardim Zoológico de Lisboa através de comboio.
Está visita teve como objetivo desenvolver competências de autonomia pessoal e social, bem como conhecer um pouco mais sobre os animais, bem como o seu habitat natural…

No dia 4 de Junho, no âmbito do projeto Erasmus, alunos de nacionalidade Alemã desenvolveram uma atividade de culinária na sala 35, Valência Especializada- Autonomia Pessoal e Social em conjunto com os alunos que frequentam a mesma.

Dois Salames de Chocolate, devorados de imediato, foram o resultado do trabalho colaborativo levado a cabo pelos jovens.

Comida da boa é coisa que não falta ali para os lados da Autonomia Pessoal e Social. As fotos ao lado são apenas uma amostra dos capacidades culinárias dos nossos jovens.

Na EB da Cruz de Pau foi construída uma casa de banho adaptada para, assim, dar resposta às necessidades dos alunos que frequentam as valências especializadas- APS e UEE.

Foi também melhorado o espaço físico do CAA- APS, nomeadamente uma bancada de cozinha devidamente equipada, criando e melhorando assim condições para as atividades de culinária no âmbito da Disciplina de Autonomia Pessoal e Social.

Com esta nova resposta, foram levadas a cabo várias atividades dinamizadas pelos alunos das valências especializadas – APS e UEE:

– Pai Natal Relvinhas
– Bolo Rainha de chocolate
– Bolachinhas de Natal
– Pizza

E novos projetos estão já na calha…

Skip to content