This content has been archived. It may no longer be relevant
A Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal (APCAS) veio à Escola Básica da Cruz de Pau, à aula de Cidadania e Desenvolvimento do 7.º D, fazer uma sessão de sensibilização para os obstáculos que as pessoas com necessidades especiais têm de enfrentar diariamente.
A nossa turma deu as boas-vindas aos coordenadores, Carlos e Patrícia, que nos explicaram em que consistiam as atividades.
A turma foi dividida ao meio: um grupo ficou com o Carlos e experimentou um percurso (em zig zag) com a cadeira de rodas; o outro grupo ficou com a Patrícia.
Enquanto uns alunos utilizaram vendas para os olhos e uma bengala branca e fizeram um determinado percurso, como se fossem invisuais, os outros alunos experimentaram andar de olhos vendados e com um guia (utiliza-se uma corda que está na mão do “invisual” e na do seu companheiro que consegue ver), tal como acontece nas provas de atletismo.
Depois, os grupos trocaram de atividades, de modo que todos as pudessem experimentar.
Foi uma experiência divertida, importante e inesquecível. Sentimos, por momentos, como é estar na pele das pessoas que têm necessidades especiais e aprendemos que devemos pensar duas vezes antes de fazer qualquer comentário sobre a sua condição. Jade Sousa (7.º D)
Post Views: 202