Ao longo do primeiro semestre, todas as turmas do 1.º Ciclo e do Pré-escolar do Agrupamento viveram momentos mágicos com a atividade “Histórias à Solta”, dinamizada pelas professoras bibliotecárias.
A iniciativa consistiu na leitura de contos especialmente escolhidos para cada faixa etária, seguida de reconto pelos alunos e de pequenos ateliês criativos que permitiram explorar personagens, cenários e valores presentes nas narrativas. Entre palavras e imagens, entre vozes e gestos, cada sessão transformou-se num espaço de descoberta e imaginação.
Mais do que ouvir histórias, os alunos tiveram oportunidade de reinventar finais, criar diálogos e dar vida às personagens.
A adesão foi entusiástica: os mais pequenos aguardavam sempre com expectativa a chegada da “hora do conto”, que se tornou num dos momentos mais esperados. Para além do prazer da leitura, “Histórias à Solta” promoveu competências de expressão oral e de criatividade, fortalecendo também o vínculo entre a biblioteca escolar e a comunidade educativa.
Este projeto, consolida-se como uma prática regular e transformadora, que valoriza a leitura, estimula a imaginação e celebra a diversidade cultural presente nas nossas escolas. Vamos continuar no 2º Semestre!!!!!!
As professoras bibliotecárias Celina Fernandes e Helena Salgado