HINO AETL

aLer+

Ler Sempre: Por Prazer e Para Aprender!

O Programa aLeR+ 2027 é uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL 2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

Vivemos atualmente uma mudança nas atitudes leitoras, consubstanciadas em novos modos de ler e novas práticas sociais e culturais de literacia, implicando o leitor em variados processos colaborativos de leitura e escrita, impressa e digital. Neste novo contexto, o papel da escola, enquanto lugar de favorecimento das competências leitoras e estímulo do gosto pela leitura, é fundamental, tornando-se imperativo, que a leitura impregne a cultura escolar e envolva a comunidade.

(https://www.pnl2027.gov.pt/np4/alermais.html consultado a 7/4/2022 às 13:15)

O projeto do Agrupamento de Escolas Terras de Larus, coordenado pelas Bibliotecas Escolares, foi integrado em 2014 e, por convite, entrou em 2017 na fase zero do aLer+ 2027 com o projeto “Ler Sempre: Por Prazer e Para Aprender!”

A leitura é prioridade e centralidade no seu Projeto Educativo, como competência básica e transversal ao currículo nos diferentes níveis de ensino, na valorização da leitura autónoma e por prazer, no respeito pela individualidade de cada leitor e no trabalho e projeção  de outras competências associadas.

Esta missão pela literacia da leitura do AETL assenta num ambiente de liberdade, igualdade de oportunidades e inclusão, através da oferta de uma Escola de Referência para o Ensino Bilingue (EREB), Português Língua Não Materna e Unidades de Educação Especial.

Atividades

Consulte o projeto no PNL.

Consulte o Diário de Bordo.