O Programa Erasmus+ desenvolve vários projetos no Agrupamento, envolvendo alunos e professores de vários ciclos de ensino, por forma a sensibilizar os estudantes e o pessoal educativo para a importância da diversidade cultural e linguística, da cidadania Europeia e, de acordo com o nosso Plano Erasmus, para as questões da inclusão, das alterações climáticas e do digital.
ANO LETIVO 2023/2024
A programação ERASMUS+ 2023/2024 iniciou-se este mês de Outubro com duas viagens ao estrangeiro.
Alunos, intérpretes e professores deslocaram-se em dois grupos, a França e à Noruega.
E 15 dias depois recebemos o grupo Francês.
Projetos Ação-chave1 - Mobilidade (KA1)
Pelo segundo ano consecutivo realizámos um intercâmbio de mobilidade de grupo com o Colégio St. Trémeur em Carhaix, França. A Viagem a França, uma mobilidade de grupo com cinco alunos, dois professores acompanhantes e uma intérprete de LGP do PROJETO N.º 2023-1-PT01-KA121-SCH-000113421 teve vários objetivos:
- conhecer a cultura francesa, sobretudo a bretã
- ver boas práticas realizadas na escola local nas áreas da inclusão, da cidadania europeia, das alterações climáticas e do digital.
Na semana de 9 a 13 de Outubro, os nossos “viajantes” estiveram em França e na semana seguinte, de 16 a 29, tivemos o prazer de receber o grupo francês.
Esta atividade é financiada pela União Europeia e reforça o sentido da Cidadania Europeia e a internacionalização do nosso Agrupamento.
Projetos de parcerias (KA2)
De 9 a 13 de Outubro, está a decorrer em MOSS, na Noruega, uma mobilidade de oito alunos e dois professores acompanhantes, no âmbito do PROJETO nº2022-1-RO01-KA220-SCH- 000087664.
O grupo vai conhecer a cultura local e trabalhar temas relacionados com a inclusão.
Esta atividade é financiada pela União Europeia e reforça o sentido da Cidadania Europeia e a internacionalização do nosso Agrupamento.
Projeto Erasmus “S.E.N. Students (Stronger through Education for the Needs of our Students)"
Decorreu de 3 a 6 de março mais uma mobilidade de alunos e professoras da Escola Básica da Cruz de Pau, no âmbito do projeto Erasmus “S.E.N. Students (Stronger through Education for the Needs of our Students)”. O grupo de nove alunos, do sexto ao nono ano, duas professoras e uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa deslocou-se à cidade de Voiron, em França, para participar nas atividades programadas, em conjunto com professores e alunos dos países parceiros: França, Itália, Noruega, Roménia e Turquia.
Com o objetivo de promover a inclusão e a igualdade, o projeto envolve a partilha de boas práticas e soluções que procuram colmatar as dificuldades dos alunos com necessidades específicas, incentivando assim a sua autoconfiança e autoestima.
Os alunos estiveram envolvidos em atividades físicas, artísticas e desportivas diversas, nomeadamente na área do desporto adaptado. Para além da visita guiada à escola, os parceiros participaram em visitas às caves de Chartreuse, a Voiron e ainda à cidade de Grenoble, onde a viagem de teleférico e a vista incrível sobre a cidade a todos encantou.
O simpático acolhimento e a convivência com alunos franceses e suas famílias possibilitaram aos nossos alunos um maior conhecimento do meio escolar e familiar local. Foi uma extraordinária e positiva experiência para todo o grupo, permitindo uma verdadeira partilha de vivências, sensações e momentos muito enriquecedores.
O AETL Recebeu o Projeto Erasmus “S.E.N. Students (Stronger through Education for the Needs of our Students)"
A escola sede do AETL, no âmbito do projeto Erasmus + “S.E.N. Students (Stronger through Education for the Needs of our Students)”, acolheu de 12 a 18 de maio um grupo de dez professores e trinta e sete alunos oriundos dos países parceiros: França, Itália, Noruega, Roménia e Turquia.
Os alunos participaram com entusiasmo nas atividades programadas, sempre visando a inclusão, integração e participação de todos – objetivo primeiro deste projeto. Assim foram realizados workshops de culinária, com a colaboração preciosa da docente da sala de Multideficiência da escola sede, professora Susana Eira, de arte, promovido pela professora Maria Manuel Nunes e de Língua Gestual, dinamizado pela professora Sandra Loureiro. Foram ainda apresentadas atividades ligadas ao Projeto Ubuntu pela Psicóloga Patrícia Serra. Os parceiros, alunos e professores, tiveram ainda a oportunidade de ouvir o fantástico testemunho de superação e resiliência de Rita Patrício, ex-aluna da escola, portadora de paralisia cerebral e hoje professora de História. Todos participaram igualmente num torneio de Boccia dinamizado pela Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal (APCAS).
Para além de todas estas atividades os parceiros participaram com entusiasmo nas visitas a Cascais e Sintra e à Serra da Arrábida com passagem pela bela praia da Figueirinha e passeio pela cidade de Setúbal, terminando nas caves de José Maria de Fonseca em Azeitão.
O projeto Erasmus, Digital E+ CO2 Stories, relacionado com alterações climáticas e preservação do ambiente decorreu no mês de março, em Roma, e em maio, na Roménia.
O projeto Erasmus, Digital E+ CO2 Stories, relacionado com alterações climáticas e preservação do ambiente decorreu no mês de março, em Roma, e em maio, na Roménia. Para além de Portugal, deste projeto fizeram parte os parceiros italianos, romenos e turcos.Os nossos alunos tiveram oportunidade de conhecer outros povos e culturas, bem como desenvolver inúmeras competências, para além do ensino regular.
Projeto Erasmus “Use of ICT With Creative Activities” Decorreu entre 9 e14 de Junho em Turim, Itália
Decorreu de 9 a 14 de junho mais uma mobilidade de alunos e professoras da Escola Básica da Cruz de Pau, no âmbito do projeto Erasmus “Use of ICT with creative activities”. O grupo de seis alunos, do sétimo e oitavo anos e duas professoras deslocou-se à cidade de Turim, em Itália, para participar nas atividades programadas, em conjunto com professores e alunos dos países parceiros: Itália, Roménia e Turquia.
A mobilidade a Turim teve como objetivo a concretização das atividades programadas no âmbito do projeto, incentivando os alunos a pensar formas de resolução de problemas, e assim, promover não só a criatividade fora do ambiente clássico da sala de aula mas também o trabalho em equipa.
Os alunos realizaram apresentações sobre os respetivos países e escolas e desenvolveram o projeto “Rainbow Village”. Para além da receção oficial em Turim e sessão com responsáveis da autoridade turística da cidade, realizou-se ainda uma visita a Milão.
As atividades desenvolvidas permitiram desenvolver a criatividade dos alunos, bem como desenvolver o seu nível de comunicação em inglês e ampliar o conhecimento das culturas dos países envolvidos no projeto, e da cultura italiana em particular.