O Programa Erasmus+ desenvolve vários projetos no Agrupamento, envolvendo alunos e professores de vários ciclos de ensino, por forma a sensibilizar os estudantes e o pessoal educativo para a importância da diversidade cultural e linguística, da cidadania Europeia e, de acordo com o nosso Plano Erasmus, para as questões da inclusão, das alterações climáticas e do digital.

ANO LETIVO 2023/2024

A programação ERASMUS+ 2023/2024 iniciou-se este mês de Outubro com duas viagens ao estrangeiro.
Alunos, intérpretes e professores deslocaram-se em dois grupos, a França e à Noruega
E 15 dias depois recebemos o grupo Francês.

Projetos Ação-chave1 - Mobilidade (KA1)

Pelo segundo ano consecutivo realizámos um intercâmbio de mobilidade de grupo com o Colégio St. Trémeur em Carhaix, França. A Viagem a França, uma mobilidade de grupo com cinco alunos, dois professores acompanhantes e uma intérprete de LGP do PROJETO N.º 2023-1-PT01-KA121-SCH-000113421 teve vários objetivos:

  • conhecer a cultura francesa, sobretudo a bretã
  • ver boas práticas realizadas na escola local nas áreas da inclusão,  da cidadania europeia, das alterações climáticas e do digital.

Na semana de 9 a 13 de Outubro, os nossos “viajantes” estiveram em França e na semana seguinte, de 16 a 29, tivemos o prazer de receber o grupo francês.

Esta atividade é financiada pela União Europeia e reforça o sentido da Cidadania Europeia e a internacionalização do nosso Agrupamento.

Em França, 9-13 de outubro
Em Portugal, 16-29 de outubro

Projetos de parcerias (KA2)

De 9 a 13 de Outubro, está a decorrer em MOSS, na Noruega, uma mobilidade de oito alunos e dois professores acompanhantes, no âmbito do PROJETO nº2022-1-RO01-KA220-SCH- 000087664.

O grupo vai conhecer a cultura local e trabalhar temas relacionados com a inclusão.

Esta atividade é financiada pela União Europeia e reforça o sentido da Cidadania Europeia e a internacionalização do nosso Agrupamento.

ANO LETIVO 2022/2023

Projetos Ação-chave1 - Mobilidade (KA1)

No nosso primeiro projeto KA1 ( 2021-1-PT01-KA121-SCH-000006148) obtivemos verba para realizar duas mobilidades de grupo de alunos, uma a Barcelona (Espanha) e outra a Carhaix (França) e oito mobilidades de job shadoing para professores.
Durante uma semana estiveram em escolas de vários países (Espanha, França, Hungria e Dinamarca) a conhecer a forma de trabalho das escolas, a observar boas práticas e novas metodologias, bem como a conhecer a cultura local.
As mobilidades de grupo (alunos acompanhados por professores e técnicos) tinham como objetivos a troca de experiências com as escola de acolhimento, conhecer novas culturas e fazer novos amigos. Focámos as nossas observações e experiências no conhecimento digital, sustentabilidade do meio ambiente e relações interpessoais.
Como escola da rede europeia ERASMUS, recebemos a visita de algumas colegas de outras escolas da rede. Vieram ver como funcionamos, principalmente ao nível da inclusão, como abordamos questões tão importantes como a sustentabilidade e as alterações climáticas e como na escola desenvolvemos as novas tecnologias.
Estas visitas são muito importantes para a imagem e internacionalização do Agrupamento, bem como pela discussão de métodos e técnicas entre professores.
No passado mês de maio duas colegas da escola İzmir Menemen Haykiran Adem Saatci, Izmir, Turquia, estiveram connosco.
No início de junho, foi a vez de três colegas da escola Szent Istvan Koruti EGYMI de Jaszbereny, Hungria, nos visitarem.

Projetos de parcerias (KA2)

Temos trabalhado em dois projetos de parcerias, um sobre alterações climáticas e outro sobre o ensino de Inglês.
Neste âmbito, recebemos na nossa escola os parceiros destes dois projetos e fizemos mobilidades a França, Turquia, Itália, Hungria e Dinamarca.
Os dois projetos KA220 que temos vindo a desenvolver nos últimos três anos letivos estão a chegar ao fim. As últimas mobilidades realizaram-se em abril e maio, ambas na Lituânia.
Estes dois projetos permitiram a professores e alunos aprofundarem conhecimentos sobre o ensino da língua inglesa e sobre a problemática das alterações climáticas. Além de que permitiram aos alunos experiências únicas, aprofundar conhecimentos, conhecer novas culturas e novos amigos e consciencializar para uma identidade europeia.
Different Quests in Foreign Language Teaching Technology and Game Based Language Teaching 2020-1-DK01-KA229-075156 Alytus, April 17th-21st, 2023
Small Green Steps for Stopping Huge Climate Changes 2020-1-FR01-KA229-079740 Siauliai, 24th to 28th April 2023

Outras Notícias Erasmus

Skip to content