Efeméride da Semana II – O 1º Automóvel em Portugal (12 out 1895)

1carropt

O 4.º conde de Avilez no seu Panhard & Lavassor      (Foto: classicpresscenter.com)

efemeride-da-semanaO primeiro carro que entrou e circulou em Portugal foi um Panhard & Lavassor, comprado pelo 4º conde de Avilez que, depois de uma viagem a Paris, ficou entusiasmado com este novo meio de transporte e encomendou um exemplar à Casa Panhard & Levassor de Paris. Com uma cilindrada de 1290 cc e potência de 4cv de 750 rotações por minuto, o automóvel atingia uma velocidade máxima de 20 km por hora.
A entrada desta invulgar “mercadoria” na Alfândega de Lisboa levanta, desde logo, a dúvida sobre que taxa aduaneira aplicar: seria uma máquina agrícola ou uma locomobile (máquina movida a vapor)? Adota-se esta última definição.

1carropt_museu_transportes

O Panhard & Lavassor de 1895 (Foto: Museu dos Transportes e Comunicações / Luís Ferreira Alves)

Depois da montagem das várias componentes numa oficina de carruagens da baixa lisboeta e da colocação em marcha do seu motor de explosão, o Panhard & Levassor inicia a primeira viagem, que havia de demorar três dias, em direção a Santiago do Cacém, a uma velocidade máxima de 15 km por hora. À entrada da vila de Palmela, surge um burro no meio da estrada e o choque é inevitável. Do atropelamento resulta a morte do burro. O dono do animal vê-se então recompensado pela sua perda com a quantia de dezoito mil réis, o triplo do valor de um burro naquela época.
Atualmente, está em exposição no Museu da Alfândega, na cidade do Porto, e é propriedade do Automóvel Clube de Portugal.

Para saberes mais sobre a história do automóvel em Portugal clica aqui e seguirás até ao sítio do Museu dos Transportes e Comunicações.

Fontes:
– http://www.geocities.ws/atoleiros/automovel.htm
– http://visao.sapo.pt/blogues/blogue_visao_motores/o-primeiro-automovel-a-chegar-a-portugal=f505059
– http://www.porto24.pt/memoria/panhard-levassor-o-primeiro-automovel-chegar-portugal/
– http://classicpresscenter.com/blog/2015/09/14/o-panhard-levassor-de-1895-no-museu-nacional-dos-coches/

Inês Bragança Alves (Professora do grupo disciplinar 200)

By AETL

Related Posts

A EUROPA DÁ PRÉMIO DE MÉRITO A PROJETO ETWINNING DO AETL

ETWINNING PORTUGAL DIZ: PARABÉNS 7ºA, PARABÉNS AETL

22 Diários de Bordo aLeR+ reconhecidos. Nós estamos lá!

O David Quintino (7A) está de parabéns!