Efeméride da Semana I – Tratado de Zamora (5 out 1143)

tratado_zamora

               Clica em mim para mais detalhes

efemeride-da-semana

Também estou no C. Recursos

O Tratado de Zamora foi um diploma resultante da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII de Leão e Castela. Celebrado a 5 de Outubro de 1143, esta é considerada como a data da independência de Portugal e o início da dinastia afonsina. Nesse dia, simpatizantes da causa monárquica costumam celebrar, por seu lado, o nascimento do Reino de Portugal, em 1143.
Vitorioso na batalha de Ourique, em 1139, D. Afonso Henriques beneficiou da ação desenvolvida, em favor da constituição do novo Reino de Portugal, pelo arcebispo de Braga, D. João Peculiar. Este procurara conciliar os dois primeiros e fez com que eles se encontrassem em Zamora nos dias 4 e 5 de Outubro de 1143 na presença do cardeal Guido de Vico, legado do papa Inocêncio II.
Pelos termos do tratado, Afonso VII concordou em que o Condado Portucalense passasse a ser reino, tendo D. Afonso Henriques como seu rex (rei). Embora reconhecesse a independência, D. Afonso Henriques continuava a ser vassalo, pois D. Afonso VII, para além de ser rei de Leão e Castela, considerava-se imperador de toda a Hispânia.
A soberania portuguesa, reconhecida por Afonso VII em Zamora, veio a ser confirmada pelo Papa Alexandre III só em 1179, mas o título de rex, que D. Afonso Henriques usava desde 1140, foi confirmado em Zamora, comprometendo-se então o monarca português, ante o cardeal, a considerar-se vassalo da Santa Sé, obrigando-se, por si e pelos seus descendentes, ao pagamento de um censo anual.

Fontes:

– pt.wikipedia.org

– Dicionário de História de Portugal

 Imagem: wikipedia 

Inês Bragança Alves (Professora do grupo disciplinar 200)

By AETL

Related Posts

A EUROPA DÁ PRÉMIO DE MÉRITO A PROJETO ETWINNING DO AETL

ETWINNING PORTUGAL DIZ: PARABÉNS 7ºA, PARABÉNS AETL

22 Diários de Bordo aLeR+ reconhecidos. Nós estamos lá!

O David Quintino (7A) está de parabéns!