HINO AETL

CAA

Oferta Educativa

        O CAA é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos, materiais e dos saberes e competências da escola.

  1. O CAA, em colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, tem como objetivos gerais:
  2. Promover a qualidade da participação dos alunos nos vários contextos;
  3. Apoiar os docentes da turma a que os alunos pertencem;
  4. Desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem aprendizagem, autonomia e adaptação;
  5. Promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;
  6. Apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar;
  7. Apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo.
  8. O Centro de Apoio à Aprendizagem do Agrupamento de Escolas de Terras de Larus desenvolve atividades promotoras de aprendizagens nas várias escolas do agrupamento, nomeadamente na EB da Cruz de Pau, EB dos Foros de Amora, EB Quinta de Santo António e na EB da Quinta das Semente,

Organização de Estudo

 

 

Apoio Tutorial

De acordo com a legislação em vigor, o Apoio Tutorial Específico tem por base o artigo 12.º, do Despacho Normativo 4-A/2016, de 16 de junho.

É prestado um apoio tutorial específico a todos os alunos que, ao longo do seu percurso escolar, acumulem duas ou mais retenções.

UEE / UAM

As unidades de apoio especializado constituem-se valências do Centro de Apoio à Aprendizagem que funcionam em dois estabelecimentos do Agrupamento. Na EB dos Foros de Amora funciona uma Unidade de Ensino Estruturado, na EB da Cruz de Pau funciona uma Unidade de Apoio Estruturado e uma Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência.

São salas de apoios multifuncionais com o objetivo de apoiar a organização e a oferta de atendimento educacional especializado, pela prestação de serviços complementares e suplementares ao trabalho desenvolvido em sala de aula ou noutros contextos educativos, possibilitando condições de melhor acesso à participação e aprendizagem.

Pretende-se assegurar ambientes estruturados e significativos para alunos com multideficiência e alunos do espectro do autismo.