HINO AETL

Bibliotecas

Um Agrupamento aLer+

LeR Sempre! Por Prazer e Para Aprender!

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Terras de Larus, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), são duas e localizadas nas escolas:

  • Escola Básica da Cruz de Pau (escola sede).
  • Escola Básica da Quinta de Santo António.


As Bibliotecas, abertas à comunidade educativa, são espaços educativos integradores e inclusivos, promotores da leitura e de outras literacias com vista ao desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens e trabalhando em articulação com os educadores, professores, técnicos e restante comunidade. 

Os serviços das Bibliotecas, usados de forma informal ou formal, promovem as competências básicas e curriculares, o desenvolvimento de atividades e projetos, o investimento em  atitudes e valores, visando a melhoria das aprendizagens e uma cidadania plena dos alunos.

As Bibliotecas são geridas pelas professoras bibliotecárias, Celina Busto e Graça Henriques, e apoiadas por uma equipa de trabalho com elementos docentes e não docente.

Nós estamos onde tu estás!

Segue-nos:

Catálogos

Atividades em destaque

Semana da Leitura

Viagem pelo Mural dos Leitores mostra a celebração do livro e da leitura, através de várias iniciativas e atividades desenvolvidas no AETL.

REGULAMENTO INTERNO

As Bibliotecas Escolares seguem os objetivos e princípios do “Manifesto da Biblioteca Escolar” da UNESCO, da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e integram-se no Projeto Educativo do Agrupamento.

Consulte o Regulamento.

 

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO

A política documental refere-se a um conjunto de ações sobre a coleção das Bibliotecas e compreende a seleção, aquisição e avaliação dos seus recursos. Esta coleção inclui recursos em diferentes suportes, respondendo às necessidades e interesses dos seus utilizadores no contexto do processo de ensino e aprendizagem e restante comunidade.

Consulte a política documental.

 

PLANO E@D BIBLIOTECA

Este plano (versão 4) foi a resposta à necessidade de recentrar e projetar os serviços e atividades da Biblioteca face às exigências em linha e a novas formas de trabalhar, tendo em conta o contexto de pandemia COVID 19.

Aluno Leitor+

No ano letivo 2021/2022 foi lançado o Leitor+, um representante de cada turma (2.º e 3.º Ciclos) na área da leitura. Este estabelece a ligação com a Biblioteca Escolar e apoia o desenvolvimento de iniciativas e atividades, tais como os “10 Minutos a ler”.

Projetos e Atividades

10' a ler

Este projeto do PNL, que se iniciou de forma voluntária em 2013/14, desenvolve-se através da articulação com Português no 2.º e 3.º Ciclos. A Biblioteca visita periodicamente as turmas levando novidades editoriais e outros livros. Tem conquistado outras áreas curriculares (mostram-se livros de acordo com o currículo). O grande objetivo é promover hábitos de leitura pessoal e autónoma através da requisição de livros da Biblioteca

O projeto de leitura diária iniciou-se, em 2012/13, na EB da Cruz de Pau e com 5′ a ler numa calendarização mensal, distribuída pelas disciplinas. No ano letivo 2018/19 avançou-se para 5′ a 10′ a ler e a sua generalização a todos os níveis de ensino e disciplinas (prontamente apoiado pelo Conselho Pedagógico), de forma a criar verdadeiras rotinas de leitura nos alunos. Ganhou uma força  maior com a candidatura, em julho de 2019, ao projeto do PNL

Livro em Vai e Vem / Leitura em Família (PNL)

Pré-Escolar

Já sei ler / Leitura em Família (PNL)

1.º Ciclo

Promoção da saúde oral e da leitura

Articulação com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde / USF Amora

Desenvolvimento das competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras

Uso do livro, da leitura orientada e da escrita uma rotina diária/semanal em sala de aula

Promoção da literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garantam o gosto de ler

logotipo, livro andante
Mala de Sonhos (2)

Livro Andante

Criação de uma história itinerante promovendo a leitura, escrita criativa e expressões nas turmas de 4.º ano

Mala de Sonhos

Disponibilização de livros que circulam por todas as salas do Pré-escolar

Histórias à Solta

Conto e leitura de histórias junto do Pré-Escolar e 1.º Ciclo

Diários de escrita (e leitura)

Apoio à criação e desenvolvimento de registos pessoais dos alunos sobre as leituras realizadas, em articulação com Português e Oficinas a ler

Contactos

O serviço das Bibliotecas Escolares (horário 9h / 12h30 – 13h30 / 17h) dirige-se à comunidade escolar e educativa do AETL.

Para qualquer esclarecimento ou apoio contacte-nos:

Email: cr.be@terrasdelarus.edu.pt

Skip to content