Um Agrupamento aLer mais e melhor

LeR Sempre: Por Prazer e Para Aprender!

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Terras de Larus, integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), são duas e localizadas nas escolas:

Escola Básica da Cruz de Pau (escola sede).

Escola Básica da Quinta de Santo António.

As Bibliotecas, abertas à comunidade educativa, são espaços educativos integradores e inclusivos, promotores da leitura e de outras literacias com vista ao desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens e trabalhando em articulação com os educadores, professores, técnicos e restante comunidade. 

Os serviços das Bibliotecas, usados de forma informal ou formal, promovem as competências básicas e curriculares, o desenvolvimento de literacias, a dinamização de atividades e projetos, a promoção de atitudes e valores, visando a melhoria das aprendizagens e uma cidadania ativa e plena dos alunos.

As Bibliotecas são geridas pelas professoras bibliotecárias, Celina Busto e Graça Henriques (Coordenadora), e apoiadas por uma equipa com elementos docentes e não docente.

Nós estamos onde tu estás!

Segue-nos:

Catálogos

Atividades em destaque

Semana da Leitura março 2023

Viagem pelo Mural dos Leitores mostra a celebração do livro e da leitura, através de várias iniciativas e atividades desenvolvidas no AETL.

REGULAMENTO INTERNO

As Bibliotecas Escolares seguem os objetivos e princípios do “Manifesto da Biblioteca Escolar” da UNESCO, da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e integram-se no Projeto Educativo do Agrupamento.

Consulte o Regulamento.

 

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO

A política documental refere-se a um conjunto de ações sobre a coleção das Bibliotecas e compreende a seleção, aquisição e avaliação dos seus recursos. Esta coleção inclui recursos em diferentes suportes, respondendo às necessidades e interesses dos seus utilizadores no contexto do processo de ensino e aprendizagem e restante comunidade.

Consulte a política documental.

 

PLANO E@D BIBLIOTECA

Este plano (versão 4) foi a resposta à necessidade de recentrar e projetar os serviços e atividades da Biblioteca face às exigências em linha e a novas formas de trabalhar, tendo em conta o contexto de pandemia COVID 19.

Aluno Leitor+

No ano letivo 2021/2022 foi lançado o Leitor+, um representante de cada turma (2.º e 3.º Ciclos) na área da leitura. Este estabelece a ligação com a Biblioteca Escolar e apoia o desenvolvimento de iniciativas e atividades, tais como os “10 Minutos a ler”.

Projetos e Atividades

10' a ler

Projeto do PNL, que se iniciou de forma voluntária em 2013/14, desenvolve-se através da articulação com Português no 2.º e 3.º Ciclos. A Biblioteca visita periodicamente as turmas levando novidades editoriais e outros livros, tendo grande impacto junto dos alunos e no apoio à iniciativa “10 Minutos a ler”.  Tem conquistado outras áreas curriculares (mostram-se livros de acordo com o currículo). O grande objetivo é promover hábitos de leitura pessoal e autónoma através da requisição de livros da Biblioteca.

Projeto de leitura diária, iniciado em 2012/13 na EB da Cruz de Pau, com 5′ a ler numa calendarização mensal  distribuída por algumas disciplinas. No ano letivo 2018/19 avançou-se para 5′ a 10′ a ler diariamente e na sua generalização a todos os níveis de ensino e disciplinas (apoiado pelo Conselho Pedagógico). Mantem-se como “10 Minutos a ler” (15′ no 1.º Ciclo) criando rotinas de leitura diária nos alunos do Agrupamento. Foi apoiado pela candidatura, em julho de 2019, ao PNL.

Livro em Vai e Vem / Leitura em Família (PNL)

Pré-Escolar

Já sei ler / Leitura em Família (PNL)

1.º Ciclo

Promoção de hábitos saudáveis de higiene oral e da leitura junto do Pré-escolar e 1.º Ciclo. Em articulação com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde / USF Amora. Integra o projeto “Escovar na Escola” (kits de escovagem).

Desenvolvimento das competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras.

Uso do livro, da leitura orientada e da escrita uma rotina diária/semanal em sala de aula.

Promoção da literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garantam o gosto de ler.

logotipo, livro andante
Mala de Sonhos (2)

Livro Andante

Promoção da leitura, escrita criativa e expressões num desafio aos professores/alunos das turmas de 4.º ano. Produção impressa e/ou digital.

Mala de Sonhos

Disponibilização de conjuntos de álbuns e livros infantis (em malas) pela Biblioteca, que circulam junto de todas as salas do Pré-escolar do Agrupamento. 

Projeto apoiado pelo Plano Educativo Municipal (PEM).

Histórias à Solta

Promoção de atividades de conto e leitura de histórias junto dos alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo das escolas.

Diários de escrita (e leitura)

Apoio à criação e desenvolvimento de registos pessoais e personalizados dos alunos sobre as leituras realizadas, em articulação com o 1.º Ciclo (4.º anos) e Português.

Contactos

O serviço das Bibliotecas Escolares (horário 9h / 12h30 – 13h30 / 17h) dirige-se à comunidade escolar e educativa do AETL.

Para qualquer esclarecimento ou apoio contacte-nos:

Email: cr.be@terrasdelarus.edu.pt

Skip to content